domingo, 7 de dezembro de 2008

A man fell in a hole


Olá leitor! Hoje pensaremos utilizando uma experiência que tive na época da minha graduação e para finalizar vamos ver um vídeo que me emocionou bastante por sua perspicácia e inteligência.

Certa vez uma colega de faculdade me fez o seguinte questionamento seguido de perguntas:

"Ora! Vocês (cristãos) são muito egoístas! Como podem sair por aí dizendo que 'Só Jesus Cristo Salva'?! Porque a religião de vocês está certa e a dos outros não?! Como você pode ter certeza de que esta certo?!"

Apesar das várias perguntas resolvi condensar tudo em uma única resposta, que na verdade é muito mais simples do que imaginamos. Então eu disse:

"Só Jesus Cristo Salva pelo simples fato de somente Ele ter se oferecido para fazê-lo."

É. Exatamente isso. Vasculhe as religiões do mundo. Alias não perca tempo fazendo isso, caso você confie em mim, por que eu fiz isso e cheguei a espantosa conclusão de que o conceito de "Graça" diferencia o Cristianismo de TODAS as outras religiões do mundo¹. Ou seja, no Cristianismo é Deus que toma a iniciativa, é Deus quem busca o homem. Nas outras religiões do mundo, invariavelmente, e sem sucesso, o homem busca a divindade ou o status dela.

Ratificando essa conclusão temos a frase de Karl Barth, o homem a quem os filósofos aprenderam a respeitar como teólogo:

"Jesus, ao contrario do que os outros professores de religião fazem, não da receitas que mostram o modo de se chegar a Deus. Ele é o modo por si mesmo." - Karl Barth

E então "presto!": Aí esta o motivo pelo qual Só Jesus Cristo salva, pelo simples motivo de somente Ele ter se oferecido para a tarefa, ate porque só Ele tem o poder para se oferecer para tal tarefa.

Por fim, clique no link abaixo e
assista o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=0znS-mcEx6Y

Pra dizer a verdade, o post poderia ter sido apenas este vídeo, mas achei interessante compartilhar essa experiência com o amigo leitor.

Mais uma vez obrigado por ler as Argumentações do Brejeiro!
Aguardo os comentários!



___________________________________

1. Depois fiquei sabendo que C.S. Lewis havia chegado a essa mesma conclusão antes dos meus pais nascerem (risos).

9 comentários:

Gabriel (Harry) disse...

btf
realmente, nunca tinha parado pra pensa por esse lado

Anônimo disse...

Eu sabia...
Mas agora sei o que falar quando algum amigo moderno me indagar sobre isso... rsrsrsrss

Anônimo disse...

muitas vezes a gente fica sem resposta quando confrontado desse jeito, mas na maioria das vezes, as respostas são bastantes simples, né? chega a ser um pouco frustrante, na verdade. aehauheiau

[dayse]

Anônimo disse...

tenho sido bombadeado por uma amiga com varios argumentos que de fato mexem com minha fé. Ela é Panteista, de cabeça aberta e tal... é contra a instituição.
Mas o outro lado é que ainda sim, sei que minha vida não depende de praticas ou sacrificios, mas da graça de Deus!

Raul Vitor disse...

Amém Isaque!
Pois para o Panteismo o "buraco também é deus" e por isso o homem continua num buraco que pensa que ele imagina ser um "deus".
Só no cristianismo o homem sai do buraco.

Sidão disse...

Tambem nao imaginava tal resposta. Tao pequena e simples.

Realmente o video mostra oq vc escreveu e conclui de forma esmagadora!

Anônimo disse...

Huum.. Sair do buraco! SAir para fora do buraco. Valeu RAul...

... disse...

É, o confronto de quem não crê e de quem não deseja conhecer a Deus é apenas a repetição do que percebemos em relação ao Evolucionismo. Na superficialidade das próprias crenças eles fecham os olhos para algo que é simples, claro, mas que, de modo explícito, pede uma postura. Para manter o estado de "não-postura", insanamente acusam a fé de infantilidade, pedantismo ou escapismo...

Roberto Vargas Jr. disse...

Muito bom!
O que aconteceu na discussão depois da sua resposta ao seu colega?
É interessante. Às vezes nos fazem uma pergunta difícil esperando receber uma resposta também difícil e elaborada. Mas ela pode ser muito simples. E por ser simples pode quebrar os argumentos e a resistência de quem pergunta. Espero que seja isso o que aconteceu ao seu colega.
Abraço,
Roberto