domingo, 8 de junho de 2008

Um diálogo Cristão em "Narnia: Prince Caspian"


Como a maioria sabe, "Cronicles of Narnia: Prince Caspian" está nos cinemas. Eu tive o privilégio de conhecer as Crônicas antes mesmo delas irem pro cinema e por isso reconheço o quanto os filmes foram importantes para a popularização da obra de Lewis no Brasil (Na Europa e na América do Norte a fama das Crônicas existia independente dos filmes). Novamente, como a maioria sabe, muito desse blog é devedor das idéias de Lewis, logo, é pertinente que eu comente algo do filme aqui. Quero deixar claro que eu não entendo nada de cinema (risos) então minha opinião aqui não é sobre ângulos de filmagem, qualidade do roteiro, ou mesmo sobre as adaptações e diferenças com relação ao filme e ao livro. Eu atá apoiei e gostei de algumas mudanças feitas pelo diretor. Em particular o minotauro Austerius, ele é um personagem tão bom, que você demora a perceber que ele não foi criado por Lewis, principalmente pela característica de ser uma "criatura redimida", ou seja, no passado sua raça fazia parte dos exércitos malignos e agora convencido de que sua raça lutava do lado errado ele dá a vida por seus irmãos Nárnianos, na cena em que ele usando de sua força de minotauro segura o portão para salvar seus companheiros de batalha, em uma das melhores cenas que eu já assisti no cinema (confesso que engoli seco nessa hora do filme).
Porém, meu objetivo mesmo neste post é socializar uma conversa que tive com a Tássya, sobre um dialogo que pra nós foi o melhor "diálogo Cristão" no filme. Depois da derrota Pedro, ao lado de Lucy, desanimado, olha para uma imagem de Aslan, e com os olhos lacrimejando, diz: "- Ele poderia tanto nos dar uma prova" ao passo que Lucy responde com maestria " - Será que não somos nós que temos de dar uma prova a Ele?". E mais uma vez estou eu lá engasgado na cadeira do cinema (risos).
Caso o leitor ainda não saiba, Aslan é um arquétipo de Messias, sendo mais didático (apesar de perder um pouco do significado correto) é como se Aslan fosse uma metáfora de Cristo. Isso explica muita coisa sobre suas atitudes e poderes no filme.
Encarando Aslan desta forma fica fácil tirar uma grande lição daquele diálogo: Quantas vezes nós temos requerido uma "prova" de Deus?!? Quantas vezes nossa fé tem sido tão menor do que um grão de mostarda. A menor dificuldade bate a nossa porta e nós já nos esquecemos de tudo que Deus fez por nós no passado e de maneira egoísta, até chegamos a dizer que não há ninguem por nós.
Daí eu penso no questionamento de Lucy " - Será que não somos nós que temos de dar uma prova a Ele?" Será que Deus não quer nos ensinar a sermos agradecidos até nas dificuldades? Será que Deus não quer nos mostrar que é necessário esperar nEle, mas esperar confiando, e não com desconfianças?
Lucy faz uma pergunta, porém, sabemos que ela conhece exatamente a resposta; a pergunta é apenas um argumento retórico.
Deus põe a prova a fé de seus filhos. Temos dado uma prova de nossa fé a Ele?
Assim como a pergunta de Lucy a Pedro, essa também é uma pergunta retórica.

6 comentários:

Tássya disse...

Eu nem sabia que o Minotauro tinha nome.
Nem tenho o que comentar, cada dia fico mais entusiasmada e maravilhada com Nárnia, principalmente com a forma como Deus continua usando esse universo para passar sua Palavra. Incrível.

Gabriel (Harry) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel (Harry) disse...

Eh impressionante como nós tendemos a fazer essa inversão d papéis. Somos nós que nos afastamos, e nós que trazemos as dificuldades e/ ou entaum, os responsáveis pela sua persistencia.

Vai lah no meu blog, tem um texto q eu qro q vc comente.

Clarissa disse...

Raul, tô gostando muito do seu blog e provavelmente, mais cedo ou mais tarde, vou pedir permissão para usar alguns de seus textos. ;)

P.S.: Deixei comentário no texto abaixo tb, viu!

Clarissa disse...

Ó...nem esperei permissão. Enviei esse texto pros meus adolescentes lá da igreja ( com todos os devidos crédito, é claro! Além do endereço do blog)

Abraços

Unknown disse...

Gostei muito desse topico, hehe todos sao bons!
Cara nem precisei ver o filme pra ficar engasgado kkkkkk

Cara so falo uma: "For Aslan, forever and ever!"