segunda-feira, 21 de abril de 2008

Em defesa da imaginação


Já pararam para pensar o quanto a imaginação é importante para o Cristianismo (sim, hoje eu comecei pela conclusão). Como teríamos nossos vislumbres do Paraíso ou mesmo dos seres celestiais se não tivéssemos imaginação? Penso que a imaginação é uma grande aliada da Fé, que segundo Apóstolo Paulo, é o firme fundamento nas coisas que não se vê. Não vimos os grandes milagres de Deus no passado, mas como é bom que Ele nos permita imagina-los. Sim, Ele nos permitiu! Deus nos fez capazes de imaginar! Logo a imaginação, assim como tudo, pode ser utilizada para o mal, mas não é má em sua essência!
Segundo um grande apologista da fé cristã, J.R.R. Tolkien, a imaginação é um direito humano, que glorifica a Deus na medida em que deixa transparecer com clareza a nossa capacidade co-criativa, ou seja, o privilegio que Deus nos deu de influenciar sua criação e ate participar dela, mesmo que de maneira derivativa (quando você tem um filho, você é um co-participante da criação, que privilegio não?).
É interessante notar que todos os mundos existentes em nossa imaginação, desde os mais complexos como a Terra Media, Narnia, Faerun e tantos outros (eu realmente poderia dar uma pagina e meia de exemplos ), não passam de simples derivações, misturas em maior ou menor grau de nossa realidade, que acabam por refletir, mesmo que de maneira épica, todos os nossos anseios. E por conseqüência refletem também vários de nossos problemas.
Para encerrar, quero frisar também que a imaginação além de ser uma grande aliada da fé e da leitura bíblica ainda glorifica a Deus de outras maneiras, como, por exemplo, quando tentamos imaginar um mundo novo, seja para escrever uma ficção, ou mesmo para jogar um RPG com os amigos e nos deparamos com a complexidade que é imaginar geografia, povos, culturas, raças, lugares ... enfim.. ao tentarmos criar mundos em nossa imaginação nos esbarramos em nossa pequenes diante de um Deus que além de projetar um Universo bem maior do que qualquer um de nós já ousou projetar na imaginação ainda tornou esse Universo completamente real.
Portanto, eu conclamo vocês leitores a Imaginar! Lutar contra essa "cultura" que coage o adulto a abandonar esse presente de Deus a medida que cresce, como se isso fosse algum sinal de maturidade. Na minha opinião, quem abandona o habito de imaginar esta na verdade cometendo um ato bem infantil, por que acredita que se tornar adulto é uma questão de deixar hábitos e não uma questão de adquirir hábitos.
Não estou incentivando ninguém a tentar entrar no próprio guarda-roupas, mas espero que os argumentos sirvam para aqueles que, como eu, pretendem continuar usando e abusando da imaginação enquanto tiverem vida. Abraços!

Ps1:. Pesquisas científicas comprovam que pessoas que exercitam a imaginação são mais inteligentes.

Um comentário:

Sidão disse...

Complemento mais se é que me permite... hehe
Bom sem imaginação não conseguimos ter uma expectativa que algo irá acontecer, sem imaginação não gostariamos nem de sair de casa... ??

Alguem chega e fala de um lugar paradisiaco, se vc não imagina como ele seja, pq ir para lá?

Raul mas antes de acabar de ler o argumento, ja tinha batido com a cabeça no fundo do guarda roupa hehe

Um abraço e fica com Deus!