quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

"Seen and not Heard"



Aqui estou eu novamente, diria em tempo recorde. Penso que isso deva-se a dois motivos básicos: primeiramente as férias, que tem me proporcionado belos dias inteiros de ócio, as vezes criativo e na maioria da vezes não; em segundo lugar o aumento de criatividade vem de uma benção que recebi esse ano: tenho, novamente, uma classe de Escola Bíblica Dominical. Dessa vez serei professor dos adolescentes. Justamente preparando a lição deste próximo domingo me daparei com um texto que falava de algo que a muito tempo queria tratar aqui no blog: a relação entre as musicas que temos cantado em nossas igrejas e as ações que temos praticado, as escolhas que temos feito.
Em forma de carta aberta na revista "Dialogo e Ação" na edição dos professores deste trimestre o Pastor Davi Fretas de Carvalho sintetiza muito do que eu venho querendo escrever sobre música em nossas igrejas com uma perspicácia que eu dificilmente teria. O trecho do texto dele é tão bom e tão sintético que tomei a liberdade de transcreve-lo ipse liteiri aqui:

"Quem entende o que Paulo quer dizer em Gálatas, escolhe viver na fé, ou seja, envolvido completamente por ela. Muitos acreditam estar numa espécie de busca ou mergulho para dentro de Deus, sem, entretanto, levar em consideração a crucificação de sua velha natureza. É facil ficar cantando por aí, aos prantos, "eu quero entrar em teus átrios", "eu quero mergulhar nos teus rios", "entrar no santo dos santos", "te conhecer", "me apaixonar". Difícil é morrer para o pecado, para o mundo, abandonar de vez a disposição para pecar. Deixar crucificar-se. Quem quiser fazer as coisas expressas nos cânticos que pedem mais de Deus que viva "na fé do Filho de Deus" , ou seja, que aja de acordo com os princípios por Ele ensinados na cruz. Viver na fé é mais do que ir à Igreja, emocionar-se ao som de belas palavras. O cristianismo esta repleto de pessoas que falam de Deus. Deus precisa de pessoas que creiam nele, que lhe obedeçam, que sejam servas, que sejam úteis."

É tão claro, duro e desafiador que pode vir assustar a muitos, mas é uma densa e alarmante verdade. A que ponto temos levado declarações tão serias? Quantos tem as dito da "boca pra fora". Fazendo um Juízo obvio (o que é diferente de Julgar) nossos jovens tem "louvado" no período de cânticos e logo após saido do templo, para usufruir da igreja como uma espécie de clube social, enquanto nossos pastores falam para alguns poucos. Fica a pergunta: "Se cremos realmente que Deus é tudo que afirmamos ser, ate quando brincaremos de sermos seus servos? Quando é que esta geração começará a tratar Deus com a seriedade que Ele merece?"

Para terminar um clip do Petra, "Seen and not Heard" . O bom humor com que os integrantes do Petra gravaram esse clip só serve para reforçar a dura mensagem que ele tem a comunicar:

http://www.youtube.com/watch?v=LFs5GwZznwE

Vistos e não Ouvidos

Palavras e música por Bob Hartman

Baseado em Mateus 7:3,5, Jeremias 1:2, Mateus 5:16,

Muitas ovelhas negras na família
Muitas pedras para uma casa feita de vidro
Eles ouviram a história, eles leram as linhas
Mas a conversa é muito barata para mudar as suas mentes
Eles querem ver alguns sinais vitais

Convicções - do modo como vivemos
Convicções - não uma narrativa
Ações falam muito mais alto que palavras

(Coro)

Vistos e não ouvidos, Vistos e não ouvidos
Às vezes alguns filhos de Deus deveriam ser vistos e não ouvidos
É muita conversa e pouca ação
Às vezes alguns filhos de Deus deveriam ser vistos e não ouvidos

Reações atrasadas para hostilidade
Nos trazem a realidade
Por que quando nós respondemos em nossa defesa
Eles podem ver pela falsa pretensão
Eles querem ver alguma evidência

Compromisso -não mais álibis
Compromisso - não um acordo
Ações falam muito mais alto que palavras

Deixe sua luz brilhar em tudo que você faz
Que a sua vida seja sua resposta quando eles te indagarem
Não deixe sua boca começar a falar
Até que seus pés comecem a andar



_________________________
Referencias:
Dialogo e Ação: Revista do adolescente cristão. Ano LXXVI. n° 305. IT08. Edição do Professor.
Petra: Beyond Belief, 1990.

Um comentário:

Sidão disse...

Um texto realmente de impacto. O pastor disse muito o Petra mais ainda, tudo isso está na biblia! E é tao clara, que pena que precisamos de tantas pessoas para nos falar ou interpretar e ainda "...want to see some vital signs."

Temos nos livrar dos Blinded eyes, para vermos todos esse sinais!