terça-feira, 27 de julho de 2010

Ainda sobre anjos



Em Gênesis 6 não fala de anjos que caíram depois? - Walter Cruz, leitor do blog

Olá Walter. Primeiramente peço desculpas por demorar a te responder, estava fazendo algumas viagens devido o período de férias. Vejamos o texto:
Gn.6:4
"Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também, depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome na antiguidade."
Bem, no texto nós não temos uma narrativa de uma "segunda queda de anjos" e nem um contexto para entender tal coisa.
Isso fica claro pois, a palavra usada no Antigo Testamento para "Anjo" é um termo que traduzido ao pé da letra significa "Mensageiro de poder" ou "Mensageiro poderoso". O termo "filhos de Deus" no caso está claramente sendo usado para fazer diferenciação entre pessoas tementes a Deus e pessoas ímpias. Dentro do AT a proíbição do casamento entre filhos de Deus e ímpios é amplamente difundida e seus resultados ruins para a fé do povo, por conta da mistura de culturas, são sempre ressaltados.
As raças de "gigantes e homens valentes" não tem sua explicação no fato existirem filhos de um cruzamento entre anjos caídos e humanas. Numa perspectiva de Teologia Sistemática, que é a mais correta, em minha opinião, para ser usada por crentes, podemos nos apoiar nas palavras do próprio Jesus que nos informa que os Anjos não casam e não se dão em casamento. Ora se os anjos não se reproduzem nem entre si, quanto mais com seres de natureza totalmente diferente como nós! Além do mais o texto é claro em informar que o fato dos "filhos de Deus" terem possuído as "filhas dos homens" aconteceu Depois de já existirem gigantes na terra então nem o erro de crer em uma segunda queda de anjos serviria como explicação para a existencia de gigantes!
Seja qual for a explicação para o registro da existência de gigantes pelo livro de Genesis de forma alguma essa explicação passa pela existência de uma "segunda queda de anjos" e menos ainda por um cruzamento de anjos caidos e seres humanos.
Este pode até ser um tema interessante e render boas estórias ficção mas não encontra nenhum embasamento bíblico sério.
Obrigado pela leitura, espero ter ajudado!

Abraços!

6 comentários:

Sidão disse...

A principio se entende mesmo que o Walter Cruz entendeu, mas todo tipo de duvida que temo em relaçao a biblia acabamos encontrando a resposta nela propria.


Muito bom esse e o post anterior, abraços!

Karla Clécia disse...

Concordo... Ja me peguei pensando várias vezes nesse texto, e sempre achei que as histórias da mitologia Grega poderiam ter surgido daí. Por conta dos gigantes! Foi uma post muito boa. Abraços.

Estevão "BraMax" disse...

Parabéns pela resposta, corretíssima e muito bem fundamentada.

Walter Cruz disse...

Cara, mas além da Bíblia existe uma literatura hebraica fortíssima apoiando o fato.

Manipulação genética na humanidade por seres de outra natureza expressa de forma que uma civilização antiga pudesse entender. Da mesma forma que está acontecendo hoje, com caras mais contemporâneas.

Ou porque o dilúvio? Penso que era pelo fato de praticamente a humanidade como a conhecemos hoje estar praticamente se extinguindo a época.

Walter Cruz disse...

:) Só achei esse post seu hoje, fazendo uma busca no google.

Raul Vitor disse...

Olá Walter obrigado por comentar!
Essas interpretações são interessantes e deixam nossa curiosidade aguçada. Porém, nós escolhemos observar os princípios básicos da hermenêutica na interpretação dos textos. O dilúvio aconteceu pelo que o texto disse que aconteceu e qualquer outra interpretação não passa de especulação. Temos de tomar cuidado com super-interpretações e principalmente com literatura apócrifa.
Abraços!