segunda-feira, 26 de outubro de 2009

“Que ciência?” Versus “Que religião?”


Religião e ciência estão em conflito, quando as pessoas acessam a religião para terem uma explicação da origem do mundo. O cristianismo, e a “Cesar o que é de Cesar”, assim como todas as outras religiões monoteístas (Judaísmo, Islamismo e Zoroastrismo) não vieram a existir para explicar a origem do mundo, estas religiões existem para versar, regular e apontar a relação entre a divindade Suprema e os homens. O que eu estou dizendo pra você, caro leitor, é que as religiões que surgiram para explicar o mundo e/ou para barganhar com as divindades (caso das chamadas religiões mágicas) não sobreviveram ao contato com a filosofia e posteriormente com a ciência. Isto se deu porque o objetivo primário dessas crenças tinha um caráter mítico, ou seja, explicativo da origem das coisas. Pensemos em um exemplo, para os gregos o mundo como eles conheciam havia surgido quando o titã Cronos conseguiu livrar sua mãe Gaia da submissão imposta por Urano, assim de Gaia nasceram todas as coisas como eles a conheciam. Quando os filósofos pré-socráticos, como Tales de Mileto, começaram a pensar na hipótese da matéria ter surgido através de uma combinação de elementos (água, fogo, ar e terra) já não havia mais condições para que os filósofos dessem crédito ao mito de Gaia. Note que a filosofia entrava em conflito direto com a mitologia, pois as duas se propunham ao mesmo papel: explicar o mundo à volta dos homens! E a filosofia triunfou no ocidente e foi um dos fatores que permitiu a criação da ciência, mas não pensem vocês que ela suprimiu o mito e nem que a ciência tenha vindo puramente da filosofia, tratarei desses assuntos nos próximos posts.

Agora vou falar especificamente da religião que eu professo: o Cristianismo. Quer saber por que a ciência não entra em conflito com a religião que eu pratico?!

A resposta é muito simples. A religião que eu pratico é sobre o meu relacionamento com Deus, com os homens e comigo mesmo. Isto não entra em contraste com a ciência. Não é isso que a ciência se propõe a fazer e é exatamente por isso que, por mais que os “apóstolos do ateísmo” militem, a ciência nunca irá substituir a religião! Tudo o que tenta substituir uma religião é uma religião.

“Mas Raul, e o Genesis? Ele esta lá pra te ensinar como o mundo veio a existir!!” Sim! E ele é maravilhoso. Ele me ensinou que Deus criou o mundo. Ele foi escrito pra ensinar isso tanto para mim quanto para um hebreu que viveu a séculos atrás e que não tinha acesso algum a nenhum tipo de informação científica. Compreendeu? Exigir dele o relato detalhado de como a vida veio a existir é como querer informações sobre a ultima copa do mundo lendo um texto de Martinho Lutero, é uma exigência completamente idiota! Agora, a mensagem principal dos primeiros capítulos, essa sim tem sido ignorada, a que diz que a humanidade se afastou de Deus e não Ele de nós.

Caro leitor, a proposta do cristianismo tem a ver com sua mensagem principal: Deus buscou o homem que estava separado d’Ele, através do sacrifício vicário de Cristo Jesus no seu e no meu lugar. A bíblia te informa que Deus criou todas as coisas de bônus. A forma como Ele criou as coisas pouco importa quando o caso é que você tenha perdão verdadeiro e vida eterna.

A mídia quer que você acredite que crer em Deus é ridículo. É a mesma mídia que vende todas os outros absurdos que você conhece muito bem. Não venda o seu direito de ter sua própria opinião.

Para os que leram este post e continuam achando que o Darwinismo/Neo-ateísmo ainda esta com essa “bola toda” o próximo post é especialmente para vocês!

Obrigado a todos e um grande abraço!


____________________________________________________

Imagem do post: "O Papa Dawrin"

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Nova Postura


Dias 16 e 17 de outubro, na Primeira Igreja Batista em Goiânia, vai acontecer o congresso "Nova Postura". A pedido do meu amigo Fabrício, refletiremos um pouco sobre o tema. Obviamente eu estarei no congresso (risos).

Ter nova postura é ter uma postura diferente. Algo que é novo é algo que já não é mais velho, muda, se transforma. Postura é se postar de alguma maneira, é se por em determinada posição. Agora então sabemos exatamente do que estamos falando. Nova postura é sobre se portar de uma maneira diferente da qual nos portávamos anteriormente, ou mesmo se portar no caso de antes não haver postura alguma.

Mas exatamente por qual motivo eu e você deveríamos nos portar de uma maneira diferente ou mesmo nova? Eu diria que o primeiro motivo esta diretamente relacionado com o próprio ato de fé que tomamos ao crer em Cristo como nosso único e suficiente Salvador. Essa escolha não vem sozinha, e a maioria de nós sabe disso, só que constantemente agimos como se não soubéssemos.
Daí chegamos ao segundo motivo, que se desdobra da questão de nossa crença, a questão da coerência. Uma nova postura é necessária ao cristão para que aja coerência em sua vida. É algo muito simples de se entender, sem nova postura é impossível que exista coerência em nossas vidas. Infelizmente, os cristãos do estilo “contradições ambulantes” tem infestado nossa época. Eles simplesmente tem feito questão de agir exatamente na contra-mão do que professam e, por experiência própria, posso te garantir que não há nada pior para a pregação do evangelho do que cristãos que sejam “contradições ambulantes”.

Percebemos então que uma nova postura é necessária, primeiramente pelo simples devir da fé em Cristo e, em segundo lugar, é necessário para que essa fé seja proclamada de forma coerente e eficiente. Amigo, se você realmente sabe das maravilhas que Cristo fez na sua vida e não quer compartilhá-las com as pessoas a sua volta, há algo de muito errado com você. Se você sabe e quer compartilhar isso esse texto é pra te dizer que a melhor forma de fazê-lo e tendo uma nova postura, uma vida que demonstre de fato os princípios que você afirma ter adotado. Encerro esse texto com a famosa frase de Francisco de Assis, “Pregue o Evangelho, se necessário use palavras.”

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Conversações Brejeiras II


No msn, dias antes da VII Expedição Kalunga..


Laís_ diz:
e eu cheguei num ponto q eu leio lah na biblia: nao minta
e eu ando mentindo
jah fico mal
ai eu to lendo muuuuuito pouco
pra me cobrar menos
pq eu num consigo fazer as coisas do jeito certo
e ai eu me cobro por nao estar lendo
Raul Vitor - diz:
e vira um círculo vicioso
hum.. tem mais alguma coisa que anda te incomodando?
Laís_ diz:
bem raul, q eu queira discutir é nessa area
a ansiedade me pega por muitos lados
Raul Vitor - diz:
ok
bem
Laís
a primeira coisa que eu quero te dizer
é que um dos caras que mais contribuiu pro reindo de Deus
na historia da humanidade
teve o MESMO problema que vc
to falando do próprio apostolo Paulo
Paulo ele nao apenas entrou em contato com as leis de Deus
ele era esmagado
dia e noite
pelas leis de Deus
ora, ele era um Judeu
pra ele
Deus era um grande legisladorzão
carrancudo
"Não minta!"
"Não roube"
enfim "Não peque!!" - imagine aquela voz retumbante vinda do céus
quando Paulo conheceu o Cristo
o que MAIS impressionava ele
e o tema recorrente de praticamente todas as cartas dele
era: "Veja só irmãos, Jesus Cristo CUMPRIU a lei"
é algo maravilhoso e misterioso Laís, mas o que eu quero deixar bem claro pra você é que em Jesus você já cumpriu todos os mandamentos
quando você morreu com ele para depois ressucitar com ele você cumpriu a lei!
é por isso que lá no grande dia vc não terá mais pecados
e será digna da glória de Deus
veja só, quando vc se cobra,
vc esta tendo uma atitude beeem egoísta
sabe pq?
Ora, o Supremo Senhor da Existência não vai mais te cobrar
e vc se acha no direito de se cobrar?
hehehe
é confortante pensar nisso
e tem mais,
quando Jesus ensina perdão
ele esta falando de perdoar a si mesmo tb
vc tem de se perdoar Laís!
assim como vc perdoa a quem te tem ofendido
a única pessoa que tem o direito de NÃO te perdoar
Diz lá em Salmos, que jogou os seus pecados no "mar do esquecimento"
se o único ser que tinha o direito não quis fazê-lo Laís
pra que vc vai fazer?!
Laís_ diz:
mas a gente nao tem q buscar santidade
e como fica isso?
Raul Vitor - diz:
sim
concordo
mas se a nossa busca por santidade Laís
alcança
um status de auto-condenação
nós ferimos outros principios do cristianismo
inclusive o principal princípio
perdão e salvação
lembra da fileira de dominós?
se na sua busca de santidade vc se torna uma acusadora de vc mesma
note que vc esta é fazendo o papel do proprio inimigo
acusar
e pior
ta acusando vc mesma
existe uma praga dum ser milenar e transcendente que faz isso dia e noite
deixe isso só com ele
não condene a ninguém quanto mais a vc mesma
como eu disse lá em cima Paulo tinha o mesmo problema
e depois de explanar o problema
ele conclui
"Olha irmãos, aonde o meu pecado foi imenso, a graça de Deus foi superimensa"
"Aonde abundou o pecado, superabundou a graça"
olha Laís, eu sou um ser humano despresível
é sério
Laís_ diz:
mas eu nao sei fazer de outro jeito
Raul Vitor - diz:
se eu deixa-se a minha consciência me acusar
eu não tinha coragem de por o pé na rua
mas na bíblia ta escrito que eu num posso deixar isso acontecer
Laís se vc não sabe fazer de outro jeito
Deus pode começar a a trabalhar isso na sua vida agora e já
se vc continuar se condenando
vc nunca compreenderá o verdadeiro sentido da Graça de Deus
Laís_ diz:
mas q q eu faço?
Raul Vitor - diz:
passo um
Se perdoe
"Eu sou humana, minha natureza é pecaminosa, Jesus concertou isso, mas ate o dia da vinda dEle infelizmente voltarei a pecar"
depois
entenda vc PODE fazer isso, pq o próprio Deus fez
depois
entenda que vc DEVE fazer isso, pq Deus assim o recomendou
aí compreenda o quanto Deus é maravilhoso
fique uns 5 minutos estupefado só de pensar nisso
pense que o UNICO que tinha direito verdadeiro de te acusar
simplesmente resolveu ser acusado no seu lugar
e agente com a nossa cabeça dura tem a coragem de se acusar
mutuamente e a nós mesmos
veja, esse papel só a Deus pertene
pertence*
Satanás acusa de inxerido que é
ele num é juiz de coisa alguma
e muito menos eu e vc somos
vc não deve se acusar pq isso é ruim pra vc mesma
e mais do que isso
(o que chega a ser engraçado) vc não tem direito de fazer isso
a Graça é muito perfeita
imagina
Laís_ diz:
eu to presa na religiao.............
Raul Vitor - diz:
^^
não esta mais
vc tomou consciencia disso
pronto
Laís_ diz:
eu jah sabia
Raul Vitor - diz:
é só tomar atitude
Laís_ diz:
num consigo sair
Raul Vitor - diz:
peça a Deus hj mesmo
pra te mostrar a Graça dEle totalmente
pode ser muita presunção minha querer adivinhar o que Deus vai te dizer
mas sabe o que eu acho?
Laís_ diz:
q?
Raul Vitor - diz:
Ele vai dizer assim
Láis, vá lá no povoado do Sucurí, se esvazie de vc e deixe só Eu no comando, e vc vai ver a minha Graça
olha só
imagina se o Lutero
dexa de escrever aqueles hinos
por conta da boca extremamente suja que ele tinha
imagina
se Pedro resolve não ser digno de escrever nenhuma carta
pq negou Jesus
imagina se Paulo não prega o evangélio
por que matou um monte de crentes
imagina se Moises num vai a frente do povo
pq era assassino
imagina se uma criança kalunga nao decida por Jesus
por conta do nosso desanimo
eu digo uma frase brincando. mas ela num tem nada de brincadeira
"Nós não temos o direito à tristeza"
Laís_ diz:
eu num conheço o evangelho de verdade
Jasus jah fez muita diferença na minha vida
simplismente pelo fato de nao me deixar crescer da maneira errada
mas eu num entendo
Raul Vitor - diz:
eu digo Laís que pouquíssima gente conhece o evangélho plenamente
eu mesmo não conheço
Láis vc não entende, pq não tem como entender
^^
a loucura a qual Paulo se refere é essa
ou Deus é o totalmente outro Laís
ele é tão o contrário da gente
em tudo
que precisaram de 4000 anos pra ele se revelar completamente ao ser humano
Laís_ diz:
num concordo nao
4000 é pouco demais
se for assim a eternidade vai ser sem graça
Raul Vitor - diz:
me expressei mal
completamente no que ele quis pra essa revelação hehehe
"conhecemos como que por espelho
lembre-se que um espelho na época de Paulo
era um bronze polido
que mostrava tudo embaçado
hj cedo
na classe dos adolescentes
eu tava dando aula
e rindo com os alunos
lembra do sonho de Jacó?
da escadaria?
sabe o que é que deixa Jacó completamente atordoado ali?!
Deus aparece pra ele em outro lugar que não o país dele
hehehehe
no início
o povo não tinha ideia de que Deus era onipresente
eles achavam que Deus morava numa montanha
como os outros deuses que eles tavam acostumados hehehe
quando Jacó vê Yahweh
num deserto
lá longe do lugar onde ele morava
ele surta hehehe
hj é normal pra nós dizer que Deus é onipresente
isso é ate senso comum
mas hj temos outras facetas de Deus
que nos deixam
como a onipresença deixou Jacó
embasbacados
é o caso da Graça

__________________________________________
Láis é minha amiga e faz parte do ministério infantil do Jipeiros de Cristo.
Este diálogo teve sua publicação previamente autorizada pela Laís.