segunda-feira, 26 de outubro de 2009

“Que ciência?” Versus “Que religião?”


Religião e ciência estão em conflito, quando as pessoas acessam a religião para terem uma explicação da origem do mundo. O cristianismo, e a “Cesar o que é de Cesar”, assim como todas as outras religiões monoteístas (Judaísmo, Islamismo e Zoroastrismo) não vieram a existir para explicar a origem do mundo, estas religiões existem para versar, regular e apontar a relação entre a divindade Suprema e os homens. O que eu estou dizendo pra você, caro leitor, é que as religiões que surgiram para explicar o mundo e/ou para barganhar com as divindades (caso das chamadas religiões mágicas) não sobreviveram ao contato com a filosofia e posteriormente com a ciência. Isto se deu porque o objetivo primário dessas crenças tinha um caráter mítico, ou seja, explicativo da origem das coisas. Pensemos em um exemplo, para os gregos o mundo como eles conheciam havia surgido quando o titã Cronos conseguiu livrar sua mãe Gaia da submissão imposta por Urano, assim de Gaia nasceram todas as coisas como eles a conheciam. Quando os filósofos pré-socráticos, como Tales de Mileto, começaram a pensar na hipótese da matéria ter surgido através de uma combinação de elementos (água, fogo, ar e terra) já não havia mais condições para que os filósofos dessem crédito ao mito de Gaia. Note que a filosofia entrava em conflito direto com a mitologia, pois as duas se propunham ao mesmo papel: explicar o mundo à volta dos homens! E a filosofia triunfou no ocidente e foi um dos fatores que permitiu a criação da ciência, mas não pensem vocês que ela suprimiu o mito e nem que a ciência tenha vindo puramente da filosofia, tratarei desses assuntos nos próximos posts.

Agora vou falar especificamente da religião que eu professo: o Cristianismo. Quer saber por que a ciência não entra em conflito com a religião que eu pratico?!

A resposta é muito simples. A religião que eu pratico é sobre o meu relacionamento com Deus, com os homens e comigo mesmo. Isto não entra em contraste com a ciência. Não é isso que a ciência se propõe a fazer e é exatamente por isso que, por mais que os “apóstolos do ateísmo” militem, a ciência nunca irá substituir a religião! Tudo o que tenta substituir uma religião é uma religião.

“Mas Raul, e o Genesis? Ele esta lá pra te ensinar como o mundo veio a existir!!” Sim! E ele é maravilhoso. Ele me ensinou que Deus criou o mundo. Ele foi escrito pra ensinar isso tanto para mim quanto para um hebreu que viveu a séculos atrás e que não tinha acesso algum a nenhum tipo de informação científica. Compreendeu? Exigir dele o relato detalhado de como a vida veio a existir é como querer informações sobre a ultima copa do mundo lendo um texto de Martinho Lutero, é uma exigência completamente idiota! Agora, a mensagem principal dos primeiros capítulos, essa sim tem sido ignorada, a que diz que a humanidade se afastou de Deus e não Ele de nós.

Caro leitor, a proposta do cristianismo tem a ver com sua mensagem principal: Deus buscou o homem que estava separado d’Ele, através do sacrifício vicário de Cristo Jesus no seu e no meu lugar. A bíblia te informa que Deus criou todas as coisas de bônus. A forma como Ele criou as coisas pouco importa quando o caso é que você tenha perdão verdadeiro e vida eterna.

A mídia quer que você acredite que crer em Deus é ridículo. É a mesma mídia que vende todas os outros absurdos que você conhece muito bem. Não venda o seu direito de ter sua própria opinião.

Para os que leram este post e continuam achando que o Darwinismo/Neo-ateísmo ainda esta com essa “bola toda” o próximo post é especialmente para vocês!

Obrigado a todos e um grande abraço!


____________________________________________________

Imagem do post: "O Papa Dawrin"

2 comentários:

Sidão disse...

kkkkkkkkk muito boa a imagem

Verdade o povo fica forçando o Cristao da uma explicaçao da criaçao de tudo. Mas esse nunca foi o foco.

Penso da mesma maneira se ta escrito o Genesis daquela maneira é para que todos os que ouvirem aquela historia pudessem entender.

Estou ancioso pelo proximo post!

Eu acho que o Darwinismo/Neo-ateísmo tao com a bola toda!!! Mas to doido pra ver eles pisarem na bola e levar um baita tombo kkkkk

Anônimo disse...

Rauuuuuuuuuuuul, li seu post e concordo muito com o que vocÊ disse!ficou muito bom...mais pessoas deveriam ler o texto! :D
beeijo by:Dassa