terça-feira, 13 de outubro de 2009

Nova Postura


Dias 16 e 17 de outubro, na Primeira Igreja Batista em Goiânia, vai acontecer o congresso "Nova Postura". A pedido do meu amigo Fabrício, refletiremos um pouco sobre o tema. Obviamente eu estarei no congresso (risos).

Ter nova postura é ter uma postura diferente. Algo que é novo é algo que já não é mais velho, muda, se transforma. Postura é se postar de alguma maneira, é se por em determinada posição. Agora então sabemos exatamente do que estamos falando. Nova postura é sobre se portar de uma maneira diferente da qual nos portávamos anteriormente, ou mesmo se portar no caso de antes não haver postura alguma.

Mas exatamente por qual motivo eu e você deveríamos nos portar de uma maneira diferente ou mesmo nova? Eu diria que o primeiro motivo esta diretamente relacionado com o próprio ato de fé que tomamos ao crer em Cristo como nosso único e suficiente Salvador. Essa escolha não vem sozinha, e a maioria de nós sabe disso, só que constantemente agimos como se não soubéssemos.
Daí chegamos ao segundo motivo, que se desdobra da questão de nossa crença, a questão da coerência. Uma nova postura é necessária ao cristão para que aja coerência em sua vida. É algo muito simples de se entender, sem nova postura é impossível que exista coerência em nossas vidas. Infelizmente, os cristãos do estilo “contradições ambulantes” tem infestado nossa época. Eles simplesmente tem feito questão de agir exatamente na contra-mão do que professam e, por experiência própria, posso te garantir que não há nada pior para a pregação do evangelho do que cristãos que sejam “contradições ambulantes”.

Percebemos então que uma nova postura é necessária, primeiramente pelo simples devir da fé em Cristo e, em segundo lugar, é necessário para que essa fé seja proclamada de forma coerente e eficiente. Amigo, se você realmente sabe das maravilhas que Cristo fez na sua vida e não quer compartilhá-las com as pessoas a sua volta, há algo de muito errado com você. Se você sabe e quer compartilhar isso esse texto é pra te dizer que a melhor forma de fazê-lo e tendo uma nova postura, uma vida que demonstre de fato os princípios que você afirma ter adotado. Encerro esse texto com a famosa frase de Francisco de Assis, “Pregue o Evangelho, se necessário use palavras.”

Nenhum comentário: