terça-feira, 15 de dezembro de 2009

We shall never Surrender!!


O Discurso de Churchill

Nós lutaremos até o fim,
Nós lutaremos na frança,
Nós lutaremos nos mares e oceanos,
Nós lutaremos com crescente confiança
E crescente força nos ares!
Nós defenderemos nossa ilha
Qualquer que seja o custo!
Nós lutaremos nas praias,
Nós lutaremos em aterros,
Nós lutaremos nos campos
E nas ruas,
Nós lutaremos nas montanhas.
Nós nunca nos renderemos!
___________________________________

Confesso que ouvi o discurso de Wiston Churchill pela primeira vez como introdução à musica "Aces High" da banda de heavy metal britânica Iron Maiden. A musica fala sobre a atitude dos pilotos da RAF, a divisão de aviação britânica, que resistiram bravamente à Luftwaffe, força aérea nazista, na Segunda Guerra Mundial. Os aviões da Luftwaffe eram como um enchame de gafanhotos se comparados à quantidade dos da RAF, porém, a Inglaterra jamais foi invadida pelos nazistas.

O discurso de Churchill me emociona todas as vezes que eu o escuto, pois ele mostra a força que o ser humano pode ter quando decide lutar por aquilo que é correto. Os britânicos preferiam morrerem todos do que viverem sobre um regime absurdo como o nazismo.

Mas deve haver um motivo pelo qual eu me indentifiquei tanto com aquele discurso. Por que as palavras do velho Churchill me comovem tanto?
Penso que seja mais do que pelo o fato de eu ser um historiador. O desejo daquele homem de resistir até a morte, de nunca se render, é este o sentimento que nós temos em comum.

Quando olho para o atual estado da igreja no Brasil, acabo por me sentir em uma ilha, como estavam os britânicos, cercados por inimigos de todos os lados. Nesta ilha poucos resistem se comparados aos que a vem tentar tomar de assalto, mas estes poucos nunca se renderão!

Churchill foi um grande homem, mas nosso líder é muito maior que ele. Nós podemos vencer se, acima de tudo, estivermos sob Seu comando.
Afirmo com sinceridade que eu prefiro morrer a viver sob o julgo de um evangelho distorcido e adulterado.

Talvez, devessemos parafrasear Churchill, pois nos encontramos hoje em uma situação muito parecida com a dele e de seu país na época da Segunda Guerra.

Nós não podemos nós omitir, nossas bocas jamais deixarão de falar!
Nós lutaremos na internet!
Nós lutaremos no radio!
Nós lutaremos nos seminários!
Nós defenderemos o cristianismo puro e verdadeiro,
Qualquer que seja o custo.
Nós lutaremos nas praças!
Nós lutaremos nas escolas e universidades;
Não importa aonde tenhamos que lutar,
Nós nunca nos renderemos!

2 comentários:

Clarissa disse...

"Nós lutaremos até o fim!"
Essa tem sido minha oração: pra Deus me capacitar a lutar até o fim, não importa qual fim seja.

Unknown disse...

É como estavamos conversando aquele dia la na igreja, quando vemos qualquer movimento contra qualquer ato cristao real, pensamos em ateh desistir, vimos por um breve momento que nao há mais esperança.

Mas ainda temos o amor, que é maior que nossa fé e esperança como afimar o apostolo Paulo. O amor que faz renovar nossa fé e esperança.

Tem uma passagem muito interessante que o Pr. Aldimar leu no culto de vigilia, o qual eu me atentei para a forma direta que Deus falou a Moisés:

"O SENHOR disse a Moisés: - Por que você está me pedindo ajuda? Diga ao povo que marche." Exodo 14:15

Então porque ficarmos lamentando, apenas sigamos em frente o resto Deus nos ajudará.

Abraços!