segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Take it to the Limit



"Então ele me disse: A minha Graça te basta, por que o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade então me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo." - II Coríntios 12.9

O apóstolo Paulo pedia a Deus que lhe afastasse de um problema grave que o acometia. Não sabemos ao certo que problema era esse e muita discussão teológica se faz em torno disto, mas não é o objetivo de hoje. O objetivo hoje é perceber qual a resposta de Deus a Paulo.


"A minha Graça te basta" tem sido o texto que mais me fala ao coração ultimamente. Ao meu modo de ver a dureza dessa resposta se confunde com uma beleza extraordinária. A dureza esta em perceber que de fato não esta nos planos de Deus dar-nos tudo aquilo que queremos. Aí o leitor questiona: "mas Raul, a bíblia diz que tudo aquilo que pedirmos crendo nos será dado!". E nisso eu tenho de concordar com você leitor, o problema é: vivemos pedindo a Deus coisas que nos prejudicarão! E é por essas e outras que Deus não nos dará tudo o que pedimos.
Infelizmente não sabemos direito o que pedir a Deus. É tranquilizante para mim poder encerrar minhas orações com a frase "Mas Senhor, apesar de tudo isto, seja feita somente a tua vontade", pois assim, passo a decisão para quem de fato saberá tomá-la.
O ideal é quando chegamos a um ponto de maturidade onde nossas petições se confundem com os planos de Deus, aí somos chamados, como o próprio apóstolo Paulo ensina, de "filhos maduros". Infelizmente é certo que até alcançarmos esse ponto termos de passar por diversas frustrações.

A beleza do texto esta em perceber o quanto a Graça é maravilhosa. A Graça de Deus basta. Paulo pedia algo que não obteria, o próprio Deus lhe negou o pedido. Porém, negou relembrando Paulo de que a única coisa que realmente importava já lhe pertencia e principalmente já lhe bastava. Dificilmente paramos para imaginar o quanto a Graça de Deus é extraordinária! Não refletimos a respeito disso! E é por isso que ao lermos Deus dizendo essa frase a Paulo temos esta reação. Pode nos acontecer de deixarmos certas bençãos que podem ser alcançadas ofuscarem a maior de todas as bençãos, que é a salvação pela Graça. Se permitirmos que isso ocorra infelizmente não entenderemos o que Deus esta dizendo ao apóstolo.

Não poderia deixar de citar aqui o título do Blog da Tássya. Não sei se o sentido que ela queria passar era este, mas a mensagem que ele me passa cabe muito bem aqui. O título diz: "Perdemos e estamos Cantando". A segunda metade do texto fala exatamente sobre isso. Se nos gloriarmos em nossas fraquezas e derrotas o poder de Cristo repousará em nós. Como perder e continuar cantando?! Alcançando a real consciência de que a Graça de Deus nos basta.


__________________________________


Imagem do post: "O Apóstolo Paulo na Prisão" Rembrandt (c.1627); Staatsgalerie, Stuttgart

4 comentários:

Tássya disse...

O sentido do título não era esse, mas passou a ser. Bem melhor...

Unknown disse...

Verdade, em muitos momentos estamos tao preocupados, ansiosos, e cegos dentro de uma neblina escura(enfatizei legal) que pedidos sem ter oq torna uma pessoa rica, a humildade.

A humildade em Paulo foi tao grande, que ele Viu que somente aquilo bastava, e hj paramos pouco pra pensar.

Muito bom o texto!!!

Clarissa disse...

Esse texto me fez pensar um pouco em minha vida e percebi que tenho muito mais dificuldades em viver a graça de Deus quando estou feliz do que quando tenho dificuldades.

É como se meu coração tivesse se acostumado a "escravidão do Egito" e não consegue se deliciar com a graça da "Terra Prometida".

Raul Vitor disse...

Ótimo paralelo Clair. Usarei a ideia, obviamente com os devidos créditos. hehe