segunda-feira, 13 de abril de 2009

"Stand in the Gap!"


Na próxima sexta feria dia 17 de abril, os Jipeiros de Cristo¹, ministério do qual orgulhosamente faço parte, sai em expedição rumo ao Vão de Almas, com o principal objetivo de levar a palavra de Deus, antes que as pedras clamem...
Em vista disto, gostaria de compartilhar com vocês a música que tem falado ao meu coração, a melodia que não sai da minha cabeça, e que com certeza tem muito a dizer a qualquer cristão.
As metaforas militares sempre foram as preferidas de Bob Hartman, o letrista e guitarrista do Petra, mas também não é pra menos, foi o proprio apostolo Paulo que as primeiro usou no famoso texto aos Efésios.
Na guerra você se levanta na brecha da trincheira e abre fogo para que o seu irmão de armas possa se locomover em segurança. É o que conhecemos também como "dar corbertura". E em um projeto missionário como esse, tudo o que precisamos é que vocês estejam na brecha, abrindo fogo com a maior de todas as armas do cristão: a oração.
Então sem mais delongas: "STAND IN THE GAP!"

Petra
Se Levante na Brecha
Bob Hartman

Não há sentimento parecido
Com o de quando você tem um amigo em necessidade
O coração dele está ferido -
E você pode sentir seu próprio coração sangrar
E você se pergunta
Será que eles vão sobreviver a este ataque?
Você se sente tão impotente - você quer lutar
Não pense que terminou - não deixe de lado
É hora de se levantar - é hora de orar
Coloque as rodas em movimento
Com sua devoção

Se levante na brecha
Chegando corajosamente até o Seu trono de graça
Se levante na brecha
Ele o ouvirá quando você buscar Sua face
Ponha sua arma em uso
E acredite no que produzirá
Se levante na brecha
Até que todo o inferno...
Até que todo o inferno fuja

No conflito
Parece que Ele não ouve
Seja forte - Ele ainda tem um ouvido aberto
Não é por nada
Não é em vão
Faça seus pedidos
Clame no nome dEle
Ele trará ajuda
Pela sua perseverança

O inimigo terá que retroceder a mão
Quando o exército do Senhor começa a avançar
Nada nos céus ou a terra poderá resistir
Contra a oração fervorosa de um homem correto

________________________________________________________
1. www.jipeirosdecristo.com.br

Para Ouvir: http://www.youtube.com/watch?v=GBEMJaIfY2g

sábado, 4 de abril de 2009

"Deus: o totalmente Outro."



Karl Barth¹, em várias de suas preleções, gostava de fazer a seguinte afirmação:
"Deus é o totalmente OUTRO."
Ele se beneficiava da linguágem construida pela antropologia para descrever os povos com cultura muito dispare da nossa, ou seja, o "outro". Assim, o que Barth queria dizer é que Deus é o máximo que pode haver do outro em relação a nós, as atitudes do Grande Eu Sou são infinitamente distantes das nossas.
Poderiamos esgotar a quantidade de caracteres possíveis num post de blogspot com exemplos desse princípio enunciado por Barth, no entanto, gostariamos de deixar apenas um, que falou particularmente ao nosso coração, surgido num insight de EBD².
Acho difícil alguém que não tenha passado por essa situação, ou mesmo não tenha protagonizado essa situação. Você conhece uma pessoa, é amigo dela, já fez muito por ela, você tem uma história com essa pessoa, mas, infelizmente, em um péssimo dia, você tem um problema com essa pessoa, em um claro e bom "brasilês" você "pisa na bola" com essa pessoa. O que acontece? Baseado em toda a história que vocês tem juntos, essa pessoa resolve te perdoar e esquecer a mancada?! Não. É isso aí, apesar de tudo o que vocês construíram antes a pessoa simplesmente não te perdoa, ou diz que perdoa e continua afastada, enfim, todos os anos anteriores de nada valem mediante a situação recente.. Infelizmente esse é o ser humano.. De fato, raros são os casos onde a confiança é plenamente reestabelecida.³
Pois bem Raul, para que você me expôs a teologia e antropologia no começo desse post? Pra dizer uma coisa que todo mundo sabe? Calma, que agora vêm o insight (Risos).
De fato, Deus é justo o contrário de nós. Deus toma a atitude totalmente inversa. Ele vem e perdoa o ser humano que passou a vida toda o contrariando e fazendo tudo na contra-mão da Sua vontade. Muitas vezes nós deixamos de perdoar pessoas que passaram toda sua vida nos ajudando e compartilhando bons momentos, enquanto Deus perdoa aquelas pessoas que passaram a vida toda distantes dEle. A atitude divina é totalmente outra em relação a nossa. O ladrão da cruz provavelmente seja o exemplo mais clássico disso, a frase que ele ouviu da boca do Deus encarnado muito me emociona mesmo depois de ouvi-lá tantas vezes: "Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso."
Deus não se decepiciona com ninguém, ele é onisciente, não pode se decepicionar(4), ele decidiu confiar a obra dEle a mim e a você mesmo sabendo de TODAS as nossas mancadas e "pisadas na bola". Cabe a nós aprendermos a perdoar pessoas e restabelecer vínculos com elas como Deus faz conosco praticamente todos os dias. Podemos nos decepicionar com as pessoas, ao contrário do oniscinete Deus, mas devemos nos lembrar que também decepicionamos pessoas e esse é um dos muitos motivos a favor de que nós exerçamos o dom de perdoar ( o principal é o fato do próprio Mestre nos exortar a perdoar). Para conseguirmos isso contaremos com o amor dEle em nós, e isso significa que se não estivermos em sintonia com Ele, não conseguiremos perdoar e reestabelecer vínculos quebrados.
Que o totalmente "Outro" nós abençoe e nos faça a cada dia, através do seu Santo Espírito, menos "outros".






__________________________________________________
1. teólogo sobre quem já falamos em posts anteriores: http://argumentosbrejeiros.blogspot.com/2008/10/do-you-want-to-believe-in-living-christ.html
2. Escola Bíblica Dominical - Todos os domingos as 9h da manha numa Igreja Batista próxima de você.
3. Nota humorística: "Confiança é como preparo físico, você demora anos pra construir e pode perder tudo em duas semanas."
4. Quer saber mais sobre isso, escute: http://www.irmaos.com/ariovaldoramos/audio.php?id=33