segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cícero e Epicuro versus Dawkins


Para começarmos nossa reflexão deste post vejamos um trecho da obra De natura deorum, do grande retórico e filósofo romano Cícero, que no trecho 44 do capítulo XVII, comenta uma afirmação do também filósofo Epicuro.

"Vê-se muito claramente estabelecido, pois, qual é o fundamento desta questão. Deado que a crença nos deuses não foi estabelecida por autoridade, costume ou lei, mas repousa firme no consenso de todos, sem exceção, é necessário inferir a existência dos deuses, uma vez que temos instintivamente, ou melhor, inato o conceito deles. Ora, deve ser verdadeiro aquilo sobre o que concorda a natureza de todos. Portanto, deve-se admitir que os deuses existem. E como essa verdade é aceita universalmente, não somente pelo filósofos, mas também pelos não educados, deve-se admitir como verdadeiro também que temos uma pré-concepção dos deuses [...]"

Cícero morreu em 43 a. C., obviamente não era um cristão, mas sua percepção o levava a concordar com a tese de Epicuro de que as divindades existem. Este texto me serve a dois propositos, o primeiro vem "por tabela" , aparece da propria utilização do trecho de Cícero e o segundo é o objetivo do post.

1 - Mostrar a você, caro leitor, que essa discussão a respeito da existência do sobrenatural e do divino é muito mais antiga do que se imagina. Ao mesmo tempo, como você mesmo percebeu, há argumentos bastante convincentes, desde muito mais tempo do que se imagina.

2 - Ultimamente tenho pensado basatante acerca de um movimento que esta na moda hoje em dia, o chamado New Ateism. Para o novo ateísmo, não basta que a religião seja afastada do Estado, para que este se torne laico, para este movimento a religião tem que ser extinguida. Segundo os "cavaleiros" (recuso a chama-los "paladinos") do novo ateísmo o sobrenatural não existe e a crença em divindades só trás atraso a humanidade.
Agora eu quero chamar a sua atenção para um fato bastante simples (tenha o texto de Cícero em mente):
Para o Novo Ateísmo o mundo INTEIRO esta enganado enquanto eles estão certos. Levando em consideração o fato de que não existe nenhuma cultura, da qual se tenha conhecimento ,que não adore alguma espécie de divindade o novo ateísmo se põe simplesmente contra o resto da humanidade, e quando digo todo o resto, falo em sentido de tempo passado também, pois eles desqualificam a crença das pessoas que viveram antes de nós também.
Quero deixar bastante claro aqui que não estou fazendo discurso relativista, quem acompanha o Argumentações sabe muito bem no que eu creio, meu objetivo apenas foi o de alertar o leitor quanto aos absurdos que rodeiam Richard Dawkins e seu pequeno sequito de seguidores, que estão certos enquanto todo o resto do mundo esta errado.

________________________________________
Imagem do post:
Cícero e Catilina
1882/1888, mural a fresco
Sala Maccari, Palazzo Madama (Senado Italiano), Roma, Itália

5 comentários:

Clarissa disse...

Foi sobre Richard Dawkins que recentemente saiu uma reportagem na VEJA? É aquele das frases nos ônibus na Inglaterra? Ou estou confundindo os nomes?

( perdoe a ignorância ;) )

Fernando R Sousa disse...

é ele mesmo clarisse, richard apesar de toda polemica ao se ingendrar no hambito religioso é um dos mais respeitados cientistas do planeta, e considerado um dos maiores intelectuais de nossa especie

e sim, para o raul vitor, a massa é ignorante, quer mais prova que os brasileiros estupidos q elegem gente do naipe dos politicos que estão aki em bsb?

Raul Vitor disse...

Olá Fernando. Obrigado por ler o blog.
Sobre seu comentário acho somente necessário dizer que seu silogismo não obedece as leis básicas da lógica.
Da premissa "a massa é ignorante" seguida da pergunta retórica: ", quer mais prova que os brasileiros estupidos q elegem gente do naipe dos politicos que estão aki em bsb?"
você concluiu: "A crença da maioria das pessoas em divindades não prova que elas existam."
Sua premissa só pode chegar a conclusões sérias a respeito de informações que ela contém. O que passa disso é falácia.

Quanto ao objetivo inicial do meu post, você só veio a somar, pois, demonstrou na prática aquilo que eu havia mostrado em teória.

Unknown disse...

Bom antes eu via esse povo todo(ateus) e ficava puto da vida e grilado pelas coisas que eles fazem. Hoje ja nao importo tanto pois Deus esta no comando mesmo nao parecendo.

Prova disso é o trecho de Cicero.

E vendo esse movimento do Dawkins, me fez refletir em uma musica muito famosa e de letra extramente emocionante, o trecho eh mais ou menos assim:

" Eu quero aparecer, Eu quero aparecer
Eu quero aparecer, Eu quero aparecer!"

Cantor: Cia do Riso

Ainda tem gente que nao gosta de Cia do Riso, tratam de assuntos conteporaneo com grande inteligencia e perspicácia!

Abraços vei

Danilo disse...

Ola Raul!

Vi seu link no blog de um amigo reformado. Vim conhecer. Supresa boa. Ótimo material inédito e bons posts em geral. Parabéns.

Aproveitamos para convidá-los a conhecer o Genizah, um blog que faz apologética com muito humor e dá bom combate na heresia e nos modismos que tanto mal andam fazendo à difusão do Evangelho puro!


Vejo vocês por lá. Já estamos seguindo vocês.

Paz e Bem.

Danilo

http://www.genizahvirtual.com/