quinta-feira, 2 de julho de 2009

LIberade pt.III "Escravo ou Servo?"


Olá amigo(a) leitor! O post de hoje tem como objetivo levar você a refletir sobre dois conceitos que a maioria das pessoas pensa que são a mesma coisa, mas não são. Já parou pra pensar qual é a diferença de um escravo para um servo?
Em uma aula de história essa diferenciação é fundamental para que o aluno compreenda algumas diferenças básicas entre, por exemplo, o sistema de produção do mundo antigo (escravista) e o do mundo medieval (feudal). Mas além de nos ensinar a interpretar o passado de modo mais exato essa diferenciação pode nos dar grande ajuda na hora de responder um questionamento com o qual já me deparei algumas vezes e com certeza você também (se não se deparou ainda, quando for o caso vai estar munido de argumentos).
O questionamento é: "Ah! Eu não vou deixar minha liberdade pra ser escravo das leis de um Deus carrasco!"
Pois então, Escravo é alguém que foi tornado mercadoria, como mercadoria que é nada pode ter, pois alguém o tem, e é obrigado a fazer tudo aquilo que o seu dono ordena. Perceba que o escravo não tendo sua própria vida, não pode ter nenhuma outra coisa. Já o servo não foi tornado mercadoria, ele obedece a seu senhor em uma base de troca (como ocorria na era medieval em troca de proteção no feudo), mas a principal diferença é que o servo não sendo uma mercadoria pode possuir bens, e principalmente ter uma família e um lar, coisa que o escravo por definição não tem.
O cristão não é escravo de Deus, pelo contrário, ele é seu Servo. Obedece seus mandamentos não por baraganha mas por que reconhece que os mandamentos de Deus geram liberdade. Isso mesmo! Pode parecer contráditorio, mas levando em consideração que Liberdade é ter o direito de fazer a melhor escolha para si, sem prejudicar o outro, os mandamentos de Deus são geradores de liberdade.
O texto sagrado usa uma metáfora interessante para se referir a pessoas que ainda não foram salvas, ele diz que a pessoa esta "sob o jugo" do pecado. Quem esta sob jugo é escravo. O pecado sim escraviza o homem, Deus não. O pecador não liberto depende do pecado, é viciado nele, isso sim é ser escravo. O pecador não tem a si mesmo, ao contrário o pecado o tem. A "liberdade" do pecador que não quer se deixar transformar é a mais aparente e falsa possível. O pecado prejudica você e o seu próximo. Como você pode achar que isso é ser livre?!
Infelizmente, mesmo depois de aceitarmos o sacrifíco remidor de Cristo voltamos a pecar diversas vezes, a diferença é que no estado de Salvos, temos ajuda do próprio Deus para nos transformar a cada dia e caminharmos da forma como ele propós: como servos Seus, livres da escravidão do pecado.
Espero que tenha ficado claro e que sirva como base de argumentação.
Para encerrar, palavras do Mestre:

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32)"


Abraço a todos!

8 comentários:

Sansersons disse...

Magnificio!!

Dayse disse...

eu sabia da diferença de servo e escravo e etc.
uau, me sinto inteligente agora que li um post seu e soube exatamente do que vc estava falando.

Uneteen IBJE disse...

Oi Raullziiin!Nossa, seu blog tá muito bom...fala de coisas que realmente valem a pena serem lidas, acho que vai ajudar a muita gente a entender sobre o pensamento cristão!Continue escrevendo, estarei acompanhando primo! Beeijo

Sidão disse...

Muito bom Raul, podia ter postado antes que eu linkava esse post no de Computer Brains. Assim que eu comentar sobre assunto denovo eu linko os 3 posts.

Explicaçao perfeita, valeu por mais um argumento.


Abraços!

Clarissa disse...

"..e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade"
2 Coríntios 3:17

Jéssica Guimarães disse...

Boa observação! é bom saber isso, pra quando formos conversar com alguem ter o que falar ...! xD

Idney disse...

E ai cara!
Blz?
Tambem ouvi pessoas falarem que o cristianismo aprisiona as pessoas...só o Espirito Santo pra convece las de que a vontade de Deus é a melhor e que obedecendo ela se tem a verdadeira liberdade!

Camila disse...

Muito bonito. E também gostei da diferenciação do escravo e do servo. Muito bem colocado.
Parabéns.