quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Os Inimigos da Ressurreição de Jesus


Mateus 27 e 28

http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/27

http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/28

No texto que acabamos de ler encontramos os seguintes personagens:

1. As discípulas de Jesus (Marias) que foram visitar o túmulo.

2. O anjo que anunciava a boa nova.

3. Os guardas romanos, que estavam lá a encomenda dos Fariseus e Sacerdotes
(note isso)

4. Os próprios Fariseus e Sacerdotes

O que vamos ressaltar nesta postagem é que as atitudes diante da ressurreição de Jesus Cristo que aparecem no texto de Mateus são extremamente semelhantes as atitudes que encontramos hoje em dia. Isso servirá para nos mostrar o quanto o conteúdo da escritura continua atual e nos alertará sobre quem são os inimigos da ressurreição de Jesus Cristo.

Quando digo inimigos da ressurreição de Jesus quero dizer: um certo número específico de pessoas para os quais a ressurreição de Jesus é o confrontar final de todo o seu modo de vida.

Vejamos então os inimigos da ressurreição de Jesus que Mateus conheceu:

1° Os Sacerdotes e Fariseus são homens para os quais Jesus não poderia ressuscitar.

Não poderia porque todo o seu prestígio e situação social dependem primariamente de que Jesus Permanecesse morto!

Veja só, a ressurreição de Jesus acarreta na confirmação imediata e cabal de toda sua doutrina! Se Jesus de fato ressuscitou então sua mensagem de fato veio do próprio Deus. Assim sendo, sua mensagem é inquestionável, de fonte divina, e os fariseus e sacerdotes não teriam mais o monopólio da “Vontade de Deus”.

O estilo de vida dos Sacerdotes e Fariseus dependia de que Jesus permanecesse no Túmulo, e eles fariam e fizeram tudo o que esteve ao alcance deles para que isto assim fosse.

Imaginem irmãos o desespero dos sacerdotes ao verem o véu se rasgando do alto abaixo?! (Lucas 23.47; Mateus 27.51; Marcos 15.38) Para estes homens Jesus precisava ficar no túmulo de José de Arimatéia.

Mas ele não ficou! A intervenção foi sobrenatural e os legionários e seus gládios nada puderam fazer.

Ainda temos na época de Mateus um outro grupo a quem não interessava que Jesus ressuscitasse, são os guardas romanos.

2° Para os guardas romanos Jesus não poderia ressuscitar...

Pois dali viria uma boa soma de dinheiro. Os romanos tinham uma religiosidade fria e cômoda muito mais ligada ao civismo e obrigações para com o Estado. Os próprios especialistas em história de Roma, sem nenhum compromisso com o cristianismo, afirmam que é errado dizer que os romanos “adoravam seus deuses”, tal era a frieza e distância que mantinham dessas figuras. Assim, para os soldados romanos Jesus era inicialmente só uma tarefa bem simples, guardar um túmulo para evitar um saque, mas posteriormente Jesus virou uma excelente oportunidade de se ganhar muito dinheiro.

Note que mesmo sabendo que uma situação sobrenatural havia acontecido ali naquele túmulo os guardas, que aceitaram o suborno dos Sacerdotes e Fariseus, fingem que nada aconteceu por conta do dinheiro.

Apesar de ter uma religiosidade fria e de cumprimento de rituais os legionários são famosos por sua superstição, então era só fingir que Cástor e Pollux tinham passado em seus cavalos por ali, ou qualquer outra coisa, enfim não investigar o que havia acontecido de fato e ficar por isso mesmo, a grande quantia de dinheiro facilitava bastante esta atitude.

Mas então quem são essas pessoas nos dias de hoje?

1° Cientistas e Professores Universitários

Para estes homens a ressurreição de Jesus ataca a base de seu método – o método que lhes dá autoridade para ser a última palavra em quase qualquer assunto na nossa sociedade de hoje. Caso milagres aconteçam o método científico não é mais onipotente e os cientistas não são mais os únicos detentores da verdade absoluta. Cientistas ateus lutam dia e noite contra a ressurreição de Jesus. Lutam porque não podem lidar com a ideia de perder o monopólio da ultima palavra em todos os assuntos. Mas para o azar destes a explicação com melhor escopo explanativo para o surgimento e consolidação do cristianismo é a ressurreição corporal de Jesus Cristo[1]. São como os Sacerdotes que viram o véu se rasgar e mesmo assim subornaram os soldados romanos para dizerem que não viram um Anjo!

Assim como o véu rasgado encerrava o monopólio dos sacerdotes, dando início ao sacerdócio universal de cada cristão, o milagre da ressurreição de Jesus retira o monopólio do método científico e ameaça os cientistas e professores universitários ateus ou sem compromisso com o evangelho.

2° A verdade da Ressurreição de Jesus ameaça os grandes homens de negócio e políticos

Para estes ricos homens a ressurreição de Jesus é a prova última de que eles não podem viver suas vidas da maneira luxuosa e regalada como vivem. Se Jesus de fato ressuscitou dos mortos palavras como “quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que tem riquezas” (Marcos.10.23) e “vai e vendes os teus bens, dá aos pobres e terás tesouros nos céu” (Mateus.11.23) não são simples palavras de um grande professor de moral e ética, que por ter vivido a mais de 2000 anos atrás não merece mais do que uma simples atenção curiosa, não, se Jesus de fato ressuscitou dos mortos então essas são palavras do próprio filho de Deus! E por isso, elas não podem simplesmente ser ignoradas. Pregar a ressurreição de Jesus aos ricos é contestar todo o seu estilo de vida e até mesmo a forma como suas riquezas são obtidas.

3° A verdade da ressurreição de Jesus também afronta os vendedores de Indulgências.

Determinada igreja, muito grande e poderosa, anuncia seus cultos através de um carro de som no setor onde moro. Isso ocorre semanalmente. Em 10 anos nunca ouvi, nem uma única vez sequer, este carro de som anunciar que “Jesus Cristo Salva” e muito menos que “Ele ressuscitou e vivo está” (Isto pode até ser considerado uma anedota, então ligue sua televisão em um canal de venda de indulgências e comprove o que eu estou falando por você mesmo). Mas por quê? Qual a razão para uma igreja não pregar a ressurreição de Jesus?

Mais uma vez temos de olhar para as consequências da ressurreição de Jesus. O fato de que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos pelo poder de Deus é extremamente prejudicial aos vendedores de coisas sagradas (indulgências). Ora, se Jesus está vivo para sempre ele penhora também nossa ressurreição juntamente com a dEle, conforme explica o apóstolo Paulo na sua primeira carta aos Coríntios cap. 15.12-32. Sendo assim, as coisas deste mundo são passageiras, efêmeras e em certo ponto de vista até mesmo desinteressantes – nas palavras de C.S. Lewis, na perspectiva de quem está eleito para eternidade “Tudo o que não é eterno é eternamente inútil”.

A eternidade que Jesus compartilhou com os que nele creram tornaram as bênçãos materiais tão fúteis... Lutero e seus alunos combateram com sucesso a venda de ossos apostólicos, lascas da cruz e lotes de terra no céu na Alemanha do século XVI. Como?! Pregaram que Jesus Cristo não estava mais dependurado no crucifixo!

4° Por ultimo, temos a Escolta Romana. Que nesta época eram os homens simples do povo. A estes foi oferecido dinheiro e uma mentira. Ambos garantia para que contassem uma outra mentira. O versículo 12 do capítulo 28 diz que os Judeus deram a alguns da guarda grande soma de dinheiro. No versículo 13 vem a mentira que os guardas deveriam contar e no 14 vemos a mentira que os Judeus contaram aos guardas romanos: a de que se o governador ficasse sabendo que eles alegaram dormir durante a guarda eles não seriam gravemente castigados. Doce ilusão dos legionários, a historiografia e clara e unânime, quaisquer grupos de legionários que fosse pego dormindo durante uma vigília era duramente castigados, várias vezes podendo chegar até a uma morte exemplar. Mas a grande quantidade de dinheiro fazia a razão ficar “quietinha no seu próprio canto”. O perigo é eminente mas a riqueza faz arriscar.

Muitas pessoas hoje em dia são como estes legionários. São figuras pequenas mediante a influência dos cientistas, grandes e ricos empresários ou “apóstolos” e “patriarcas”, mas é através destas pessoas simples que os inimigos da ressurreição e mensagem de Jesus agem!

Cientistas e professore universitários famosos precisam de público para seus livros arrogantes e falaciosos.

Grandes empresários precisam de consumidores para suas grifes fabricadas com trabalho escravo em algum lugar da Ásia.

Vendedores de Indulgências precisam de religiosos amantes deste mundo a ponto de só procurarem bênçãos que se concretizem no aqui e agora.

Mas o final para estes homens simples que aceitam o suborno fariseu para fingir que não viram Jesus ressuscitar é o mesmo do dos legionários: tentar escapar em vão de um castigo eminente.

Espero que neste paralelo que traçamos você, caro leitor, seja como as duas Marias: que viram a verdade da ressurreição de Jesus Cristo e não aceitaram nenhum suborno – seja ele intelectual, monetário ou supersticioso – e foram correndo anunciar com temor e alegria.

Se você que está lendo estas palavras hoje se encontrar iludido pelos Sacerdotes e Fariseus de nosso tempo, hoje é o dia de você encarar essa maravilhosa e aterradora verdade:

Jesus Cristo ressuscitou dos mortos. Hoje está vivo a direita do Pai e oferece perdão de pecados e vida eterna a todos os homens que nele creem.



[1] Ver CRAIG. W.L. Em Guarda: Defendendo a Fé Cristã com Razão e Precisão. Editora Vida Nova.