quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Conhecendo seu Inimigo pate II - tudo aquilo que as escrituas não dizem sobre o diabo.


Olá amigo leitor. Nosso post hoje pretende dar continuação ao assunto "Conhecendo seu inimigo", desde já agradecendo aos leitores e divulgadores do texto passado, que felizmente, teve boa repercussão. Já sabemos que tudo aquilo que Satanás mais deseja e que as pessoas cheguem a ingênua conclusão de que ele não existe. No entanto, existem também (aos montes inclusive) ideias falaciosas a respeito de Satanás que partem do pressuposto de que ele sim existe. A noticia que eu tenho pra você é que se conciêntizar da existência desse ser não basta. Afinal a simples noção de que seu inimgo existe não trará nada mais que uma vantagem pífia ao combate.
O objetivo aqui então é denunciar algumas ideias a respeito do diabo que não encontram NENHUMA base bíblica.
Supreendentemente a maioria dessas ideias são taxativamente negadas quando confrontadas com o texto bíblico. Mas aí alguém pode perguntar: "Mas Raul, por que somente as informações sobre o diabo que estão na bíblia são as correras?!?" Acompanhe só esse raciocínio simples que desmantela toda a credibilidade das ideias sobre o diabo que não encontrem base bíblica: Ora, Satanás é um personagem da religião judaico-cristã, e se existe em outras culturas foi após ser absorvido dessas, logo, procurar informações a respeito dele em outro lugar que não sejam os livros canônicos dessas duas religiões é algo semelhante a buscar informações sobre verduras em uma loja de automoveis ou mesmo dar credibilidade a uma informação passada por uma brincadeira do tipo "telefone-sem-fio". Então prossigamos aos tópicos:

1°. O diabo não é uma espécie de encarnação do mal existente no mundo (Eze. 28:11-15). A afirmação de que o diabo seja uma fusão de más-intenções é bastante difundida Brasil. Eu mesmo já a ouvi da boca de diversas pessoas. A verdade é que essa afirmação é baseada em um sincretismo entre catolcismo e cardecismo, muito comum no Brasil. No entanto esse pensamento não encontra NENHUMA base bíblica. Qualquer pessoa que tente te provar que o diabo é uma espécie de síntese do mal praticado pelos seres em geral e para isso tenta utilzar um versículo bíblico esta cometendo uma eixegese gravíssima. Sendo claro e taxativo, o diabo não é uma metáfora! A bíblia não o apresenta dessa forma em nenhum momento. Se você não crê na realidade de Satanás é um direito seu, no entanto, saiba que, de acordo com a escritura sagrada você esta redondamente enganado.

2°. O diabo não é uma espécie de "deus do mal". A bíblia ensina (em diversos trechos) que todas as coisas foram criadas por Deus, sendo Ele e apenas Ele, pré-existente a todas as coisas e possuídor dos três atributos supremos. Satanás é uma criatura (em estado permanente de rebeldia para com seu criador) e, por isso, não pode ser um deus, apesar de constantemente desejar ser tal coisa).

3°. O diabo não pode ler mentes humanas. Em nenhuma passagem bíblica sequer há pelo menos alusão a esse tipo de afirmação. De acordo com o ensino bíblico, somente Deus "perscrusta o coração do homem e conhece todos os seus pensamentos." Muitos que se dizem evangélicos não querem admtir essa realidade, pois, teriam de admitir que todos os seus pensamentos maléficos são frutos de seu própria mente e por isso preferem sustentar um ensino errôneo para que lhes sirvam de "muleta".

4° O diabo não está "amarrado em nome de jesus". O texto de Apocalipse 20:2 diz que Satanás será aprisionado, ou seja, é uma ação que esta no futuro. Para nossos dias o ensino é completamente diferente. O que a bíblia diz é que ele está a solta e procurando a quem possa tragar. Portanto não cometa este erro. Com este ser não se brinca. Siga o exemplo do Arcanjo Miguel que, mesmo sendo um dos mais poderosos seres criados disse: "
O Senhor te repreenda"* Judas 1:9(b). Veja, não devemos ter medo de Satanás mas devemos ter compustura diante de um inimigo tão voraz.

5° O diabo não é o "Rei" do inferno. Essa imagem difundida pela Igreja Católica medieval é uma das mais absurdas possíveis a respeito de Satanás. Vários quadros medievais mostram o diabo e seus comandados os demonios servindo como espécies de carrascos que aplicam a pena infernal aos homens que lá estão. Pura bobagem. A bíblia é clara em ensinar que o Inferno é local de tormento eterno para TODOS (Apo 20:10) os seres que lá estão, seja eles anjos caidos ou seres humanos.

Para encerrar gostaria de reiterar que ter um pensamento equivocado a respeito do inimigo só te torna ainda mais vulnareval a ele.
Espero ter contribuído, abraços!

____________________________________________________
A imagem do post é a foto de uma estatua do Arcanjo Miguel no topo do castelo de Sant'Angelo na Itália. É interessante notar que Miguel age com humildade em Judas 1:9, no entanto, mais tarde, com a permissão divina é instrumento de Deus para expulsão dos demonios das regiões celestiais, episódio narrado no capitulo 12 de Apocalipse. Devemos tirar daí lição paras nossas vidas agindo sempre como instrumentos e não por impulso e vontades próprias, alcançando desse modo a vitória segura.