quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A Responsabilidade Social da Igreja


Olá pessoal. Nesse post eu quero falar sobre algo que se escuta muito falar na teoria mais que infelizmente não é uma realidade prática dentro das Igrejas protestantes: Responsabilidade Social. É realmente estranho que as Igrejas façam tão pouco por esta área , já que Jesus Cristo, o cabeça da Igreja, tenha deixado tantas e tantas recomendações a respeito do cuidado com os necessitados e da necessidade de se dividir com aqueles que não tem, aquilo que Deus tem nos dado.
Tenho visto algumas Igrejas se despertando para esse ministério, irmãos tem acordado para a necessidade urgente de se ajudar as milhares de pessoas que jazem sem nenhum apoio. No entanto esse tipo de ministério tem sido posto em importancia secundaria nas Igrejas, já que os irmãos que cuidam do social não "aparecem" nos cultos nem são "vistos" pelas maiorias , além do mais a ação social é sempre feita na maioria das vezes em horários alternativos e principalmente aos fins de semana fato que faz com que esse ministério conte sempre com pouquíssimas pessoas. A maioria não pode "gastar" o seu precioso fim de semana ajudando quem passa a semana toda penando.
Muitos dizem "Ah! Isto é obrigação do governo e da sociedade"
Governo e sociedade além de fazerem esporadicamente o fazem com intenções de beneficio próprio, governos fazem na busca de ganhar eleitorado e a maioria da sociedade o faz por desencargo de consciência, crendo na falsa idéia de que suas obras podem leva-los a Deus. Não há para onde correr, é responsabilidade da Igreja, dada pelo próprio Cristo.
E mais, apenas alimentar ou dar assistência não resolverá nada, deve-se trabalhar com essas pessoas de maneira continuada, visando a verdadeira solução dos problemas destas pessoas e não somente trazer soluções paliativas. Assim quando essas pessoas tiverem o mínimo de dignidade possível trazer a elas a mensagem que salvará suas vidas eternamente e não só enquanto estiverem vivas neste mundo.
A sua Igreja tem feito esse trabalho? Você tem ajudado? Ou assim como a maioria você ignora que essas pessoas existam e continua vivendo a sua boa e tranqüila vida?
Tornarei a repetir, é responsabilidade da Igreja e ninguém menos que Cristo foi quem ordenou, não para que busquemos salvar-nos através destas obras, mas para que através delas nos levemos mensagem de esperança e salvação aos tantos necessitados.
Finalizando eu gostaria de compartilhar com vocês uma canção do Petra, que trata de maneira excepcional deste assunto: "Rose-Colored Stained Glass Windows"

Os Vitrais de cor rosada*
Palavras e música por Bob Hartman

Outro domingo sonolento seguro dentro das paredes
Fora de um mundo agonizante, clamando desesperado
Mas ninguém ouve os seus gritos ou sabe algo sobre eles
As portas estão fechadas dentro, ou é o inverso?

(Coro)
Olhando por vitrais de cor rosada
Nunca permitindo que o mundo entre
Não vendo nenhum mau e não sentindo nenhuma dor
E fazendo da luz que vem de dentro
Tão fraca... Tão fraca

Em seus degraus jazem massas decaídas
"Ignore-os bastante e talvez logo eles irão embora"
Quando você tem muito a pensar você tem muito a perder
Você pensa não fazer nenhuma falta ate ser realmente destituído


__________________________________
* No Tennessee, estado onde Bob Hartman nasceu e cresceu, era comum que os templos das igrejas tivessem vitrais de cores rosadas-avermelhadas. A escolha de citar a cor da janela da própria igreja que freqüentou na adolescencia é a forma que Hartman encontrou para dizer que primeiramente esta foi uma lição que ele mesmo teve de aprender. Da mesma maneira esse post age para comigo.