terça-feira, 27 de julho de 2010

Ainda sobre anjos



Em Gênesis 6 não fala de anjos que caíram depois? - Walter Cruz, leitor do blog

Olá Walter. Primeiramente peço desculpas por demorar a te responder, estava fazendo algumas viagens devido o período de férias. Vejamos o texto:
Gn.6:4
"Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também, depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome na antiguidade."
Bem, no texto nós não temos uma narrativa de uma "segunda queda de anjos" e nem um contexto para entender tal coisa.
Isso fica claro pois, a palavra usada no Antigo Testamento para "Anjo" é um termo que traduzido ao pé da letra significa "Mensageiro de poder" ou "Mensageiro poderoso". O termo "filhos de Deus" no caso está claramente sendo usado para fazer diferenciação entre pessoas tementes a Deus e pessoas ímpias. Dentro do AT a proíbição do casamento entre filhos de Deus e ímpios é amplamente difundida e seus resultados ruins para a fé do povo, por conta da mistura de culturas, são sempre ressaltados.
As raças de "gigantes e homens valentes" não tem sua explicação no fato existirem filhos de um cruzamento entre anjos caídos e humanas. Numa perspectiva de Teologia Sistemática, que é a mais correta, em minha opinião, para ser usada por crentes, podemos nos apoiar nas palavras do próprio Jesus que nos informa que os Anjos não casam e não se dão em casamento. Ora se os anjos não se reproduzem nem entre si, quanto mais com seres de natureza totalmente diferente como nós! Além do mais o texto é claro em informar que o fato dos "filhos de Deus" terem possuído as "filhas dos homens" aconteceu Depois de já existirem gigantes na terra então nem o erro de crer em uma segunda queda de anjos serviria como explicação para a existencia de gigantes!
Seja qual for a explicação para o registro da existência de gigantes pelo livro de Genesis de forma alguma essa explicação passa pela existência de uma "segunda queda de anjos" e menos ainda por um cruzamento de anjos caidos e seres humanos.
Este pode até ser um tema interessante e render boas estórias ficção mas não encontra nenhum embasamento bíblico sério.
Obrigado pela leitura, espero ter ajudado!

Abraços!